Os últimos anos nos provaram que a única constante no mundo dos negócios é a transformação. Para os profissionais de marketing, especialmente no meio digital, isso não é diferente.
Na verdade, o contexto de inovação tecnológica em que essa área está inserida faz com que essas transformações do mundo digital aconteçam em uma frequência exponencial, e quem não as acompanha, definitivamente está fora do jogo.
Antes um diferencial estratégico para as empresas mais inovadoras, o marketing digital se tornou a base indispensável para negócios verdadeiramente sustentáveis a longo prazo. Para 2022, com novos horizontes em relação a pandemia, surgem diversas tendências para se inspirar, confira algumas delas.
Consumo pós pandemia

Felizmente, com o avanço das políticas públicas e privadas no enfrentamento ao Covid-19 já podemos enxergar uma luz no final do túnel para questões como o isolamento, distanciamento e controle de público em eventos. Porém, um acontecimento desse nível não passaria sem deixar mudanças, essas vieram para ficar, e muitas delas são positivas.
Olhando para o marketing, as pessoas perceberam que além de trabalhar, é possível comprar sem sair de casa. Ou seja, o que antes era um hábito para itens muito específicos, tornou-se o padrão para praticamente qualquer produto ou serviço. Isso fez com que o marketing digital tomasse a frente como nunca em diversas empresas, tornando-se o carro chefe na maioria das organizações. A tendência é que esse cenário não só permaneça como se intensifique nos próximos anos, com as barreiras geográficas perdendo cada vez mais importância.
No entanto, é importante ressaltar que com o fim da pandemia haverá também uma grande demanda por eventos e estratégias presenciais, portanto não deixe de colocar seus ovos em outras cestas e aproveitar todas as oportunidades.
SEO como prioridade
Há alguns anos, bastava estar na primeira página, não é mesmo? Isso já é passado, para se destacar futuramente em estratégias de busca, a primeira posição deve ser o alvo. Isso ocorre justamente pelo avanço do marketing digital, temos mais pessoas online, mas também temos muito mais empresas competindo pela atenção delas.
Esses usuários são bombardeados a cada segundo com promoções, dicas e informações sobre produtos e serviços, eles não têm tempo para pesquisar minuciosamente cada site, por isso, é vital ser o primeiro a ser visto e lembrado dentro do seu nicho.
Nem sempre isso é possível, mas o importante é não pensar pequeno, o planejamento de SEO tem de ser visto como prioridade, é um trabalha a longo prazo e você precisa destinar recursos de maneira inteligente para alcançar a melhor posição possível.
Marketing de conteúdo e integração
Agora é a hora da boa e velha metalinguagem. Falamos no tópico anterior da importância de estar bem ranqueado nas páginas de busca. Mas, como de fato engajar o público para atingir esses resultados da maneira mais orgânica possível?
O marketing de conteúdo é a resposta, e este artigo, por exemplo, é exatamente isso. Ele não tem como objetivo principal vender nada, mas sim gerar valor para você, nosso querido leitor.
Essa estratégia deve focar nas reais necessidades e dúvidas da sua persona, mesmo que o conteúdo não tenha relação direta com o seu produto ou serviço, afinal uma boa relação com o cliente se constrói em todos os níveis, mesmo quando ele é apenas um visitante em seu site. Além disso, para 2022 a tendência é integrar os conteúdos de diferentes canais, para que essa relação e ligação com a marca fique coesa e cada vez mais forte.
Os vídeos curtos vieram para ficar
Plataformas como o TikTok e o Kwai, antes vistas como moda passageira, acabaram ditando uma nova era no marketing digital. Por mais que você não utilize essas redes em suas estratégias, não dá para negar o efeito que elas causaram, pois esse padrão dos vídeos curtos, principalmente para publicidade, se proliferou por todo o ambiente social, incluindo o Instagram, uma das redes sociais mais utilizadas para vender. Isso ocorreu justamente pela questão da atenção das pessoas, cada vez mais difícil de se conseguir por muito tempo.

No decorrer da pandemia, as marcas foram se adaptando a esse cenário, criando conteúdos mais rápidos e simples de assimilar. Nos próximos anos, com a geração que já nasceu “arrastando pra cima” crescendo e começando a comprar por conta própria, a tendência é que esse método permaneça por muito tempo e ganhe ainda mais força.
Mudanças e inovações na relação com os dados
O marketing digital respira dados, sem eles nenhuma decisão pode ser tomada de maneira inteligente. Em relação a isso, diversos movimentos estão acontecendo, e eles ditam as regras para 2022.
Entre eles, o fim dos famosos cookies do Google, ferramenta muito utilizada para o rastreamento de usuários para definição de diversas métricas. Com isso, a tendência é que surjam novas soluções internas de coleta de informações e que se abra um novo mercado, com uma relação diferente entre os canais, os anunciantes e os consumidores.
No Brasil, especificamente, a LGPD, lei geral de proteção de dados aprovada em 2018, vem finalmente sendo implementada em termos legais, o que faz com que tecnologias em ascensão, como a Inteligência Artificial e o Big Data, muito utilizadas para obtenção de valor no marketing digital, sejam repensadas de acordo com o consenso mundial e nacional em relação a utilização dos dados dos usuários.
É muito importante estar por dentro dessas mudanças e aproveitar esses recursos tão valiosos da melhor maneira possível.

Entre em contato com nosso time, teremos o maior prazer em atendê-lo(a) jessica@bluhs.com.br
Leia também: Saiba a Importância de ter um Social Media