Marketing Educacional para Escolas, antes de mais nada, pare e pense: Que professor foi reconhecido por aparecer na escola uma única vez? Que aluno passou de série, por tirar apenas uma boa nota na prova? O segredo do sucesso não é fazer bem feito, o segredo do sucesso, é fazer isso com constância!
Confira abaixo, 5 passos de Marketing Educacional que converterão mais clientes no seu processo de vendas:
Calma! Vamos te dar um bônus antes de te dizer os 5 passos do sucesso:
Publicidade esporádica não alavanca resultados. Isso mesmo que você ouviu: campanha sazonais não funcionam para o Marketing nas Escolas!
Além de ser caro, não parece natural. Ainda mais, se o seu produto se adequa às necessidades do cliente, o Marketing realizado todos os dias do ano, e de forma integral, servirá sutilmente de lembrete para aquilo que o seu cliente em potencial precisa.
Mas como assim realizar esse tipo de Marketing tão frequentemente e de forma que caiba no seu orçamento? Como mapear o que o cliente ideal espera de você? É mais simples do que você imagina!
Agora sim, confira os 5 passos de Marketing Educacional que separamos exclusivamente para a sua escola:
Passo 1: Transforme os seus clientes em fãs.
Análise esse fato: Em quem é mais fácil você confiar? Em alguém desconhecido, ou em alguém que você já conhece? Acima de tudo, aumente isso para uma decisão valiosa: O futuro dos seus filhos. Se os seus clientes estiverem satisfeitos e forem fãs do seu trabalho, eles te indicarão para outras pessoas naturalmente.

Ou seja, deixe que os seus clientes veteranos percebam, que você sabe aceitar críticas e sugestões. Crie uma pesquisa de satisfação, saiba ouvir quem já está contigo. Além disso, não trate nem os pais, nem os seus alunos como números, os trate como parte importante da sua história! Quem está satisfeito, se fideliza e faz propaganda.
Passo 2: Trabalhe com funcionários satisfeitos.
Pessoas frustradas, frustram pessoas. Bem como, o desânimo e falta de motivação é negativamente contagiante. Ou seja, repetimos novamente: Implemente uma pesquisa de satisfação para saber o que os seus funcionários acham do desempenho da sua escola.
Faça isso perguntando quais os pontos de melhoria, e adeque isso de forma prática e eficaz. Se mesmo assim você perceber que um colaborador é crítico demais e tende a falar mal do seu negócio, não se sinta culpado. Demita essa pessoa! Tenha a certeza de que você está cercado de bons funcionários. Por outro lado, os bons colaboradores serão agentes multiplicadores desses 5 passos de Marketing Educacional.
Passo 3: Comunicação é tudo.
Deixe que os pais, e potenciais clientes acompanhem tudo o que acontece na sua instituição. Utilize todos os canais possíveis para comunicar o que acontece de bom na sua escola. Mas não faça isso como se as mídias online fossem uma espécie de panfleto eletrônico. Pelo contrário, crie conteúdos que sejam relevantes para o seu público alvo, comunique projetos novos, diferenciais, parcerias. Tudo isso é muito importante para que novos leads escolham a sua escola.
Passo 4: Reserve uma verba para propagandas pagas.
Ainda que a indicação seja o meio mais eficiente para a captação de novos clientes, propagandas pagas poderão agregar algumas matrículas, que entregarão retorno ao investimento da sua publicidade.
Passo 5: A primeira impressão é a que fica.
Garanta um ambiente agradável, e um atendimento impecável para as famílias que estão visitando a sua instituição, sendo assim, tenha uma sala exclusiva para receber seus potenciais clientes.
Desse modo, não abra mão de apresentar nessa sala: uma temperatura ideal, decoração atrativa, o que inclui: pôsteres, fotografias, troféus, e música ambiente. E não menos importante: filas enormes destroem a sua reputação. Se possível crie um sistema de agendamento online, para equilibrar o fluxo de novos clientes.
Por fim, não se esqueça: Os 5 passos de Marketing Educacional mencionados aqui, precisam ser trabalhados frequentemente, se possível em todos os dias do ano!
“Vende mais, quem conhece mais”.
Acompanhe a Bluhs, e tenha tudo o que você precisa para a conversão de novos clientes!

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